Profissionais trabalham de madrugada para estimular a criatividade, mas saúde fica em risco – Dicas do Celso

Um telefone que não toca costuma ser motivo de muita preocupação para os empresários -indica falta de clientes. Mas profissionais como a estilista Helô Rocha, 32, adoram essa calmaria. “Já cheguei a virar noites trabalhando e ir direto a uma reunião pela manhã. Meu horário preferido para criar é de madrugada. Já fiz coleções inteiras nesse horário”, conta.

Eric Epstein, 35, autor do livro “The 24-Hour Genius” (o gênio de 24 horas, em tradução livre), lançado em junho nos EUA, defende que trabalhar por longos períodos aumenta a criatividade.
Na obra, o professor da Universidade Columbia relata casos como de Bill Gates, que atingiu feitos como a criação de novos softwares ao se concentrar por noites a fio.
Na visão de Epstein, quando alguém tem um projeto para terminar, pode ser melhor passar a noite trabalhando.
“A criatividade exige que estejamos abertos a novas ideias, mesmo as que parecem bobas. Isso acontece mais quando estamos exaustos”, afirma.
A necessidade de finalizar projetos complexos em prazos curtos e a oportunidade de trabalhar mais relaxado levam Marcelo Gomes, 24, líder de desenvolvimento da empresa de softwares Betalabs, a trocar o dia pela noite com frequência.
“Você mergulha no que está fazendo, na criação de sistemas. Durante o dia o trabalho é mais picotado, por causa das interrupções. É mais difícil retomar o raciocínio.”
O coordenador do centro de empreendedorismo do Insper, Thiago de Carvalho, afirma que está se tornando mais comum o trabalho durante as madrugadas, principalmente para profissionais que lidam com criatividade ou em pequenas equipes.
Um estudo do biólogo Christoph Randler, publicado em 2000 pela revista “Harvard Business Review”, já tinha concluído que quem trabalha à noite é mais criativo. Porém, os mais produtivos são aqueles que começam na manhã, diz a pesquisa.
“É importante diferenciar quem faz isso porque gosta daqueles que precisam. Esse segundo caso ocorre muito com empreendedores que mantém um emprego no horário comercial e à noite trabalham na criação de seu negócio”, comenta Carvalho. Esta foi a situação do dono da agência de publicidade Add-On Media, Lierson Mattenhauer, 26. No começo da carreira, ele conciliou o emprego com o projeto de sua companhia e não parou mais
Seu ritual para trabalhar na alvorada é ouvir “rock and roll no talo”, consumir bebidas energéticas e comida congelada e desenhar muito.
“Costumo ir dormir às 4h e acordar às 9h. Já fiz um site inteiro numa noite só.”
Entretanto, a prática pode gerar problemas. O ilustrador e cartunista Franco D’Angelo Bergamini, 38, conhecido como Kako, já foi até para o hospital por trabalhar muito de madrugada. Por ficar muito tempo sentado, ele acabou com uma hérnia nas costas.
Para reverter isso, ele decidiu desenhar no máximo até as 2h e só ultrapassa esse limite quando tem um projeto grande para entregar.
Kako não teve dificuldades para convencer a família da necessidade de ser um notívago. Sua mulher é a confeiteira Carla Ikeda, 37, que faz bolos decorados e também prefere a noite ao dia.
“Gostamos de dormir até as 11h. Na madrugada, escutamos música, tomamos café descafeinado e fazemos lanches enquanto produzimos”, conta Ikeda.
Kako também pondera que os compromissos de negócios não somem de sua vida. “Tenho de ir ao banco e fazer reuniões com clientes do mesmo jeito, de manhã ou tarde. Por isso também faço o esforço de acordar cedo às vezes.”
Por isso, os madrugadores precisam se planejar, diz Fabio Ravazi Gerlach, consultor do Sebrae-SP. Para ele, trabalhar à noite é perigoso.
“A pessoa precisa ter muito claro o que vai fazer nesse horário. Esse período do dia mais calmo pode dar a falsa impressão de que tudo é mais fácil”, comenta.
Ele recomenda que o empreendedor primeiro organize suas tarefas da semana, prevendo as atividades em todos os horários e sua duração. “Só assim vai existir tempo para a criatividade.”
Outra característica comum dos adeptos do trabalho nas madrugadas é realizar exercícios físicos para suportar a carga de tarefas.
Mattenhauer, por exemplo, corre ou joga futebol à noite e depois vai trabalhar. A pneumologista Lia Rita Bittencourt, coordenadora do Instituto do Sono (ligado a Unifesp), confirma que os exercícios próximos da hora do trabalho ajudam na produção de substâncias como a endorfina e a serotonina.
“Isso ajuda manter a pessoa desperta na madrugada e depois contribuem para o sono na manhã seguinte. Não se deve abrir mão de dormir, mesmo trabalhando de madrugada. O sono ajuda a evitar uma série de doenças.” ]FONTE: Folha de São Paulo

Comentários